Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lata de Conversas

Lata de Conversas

23
Ago17

Muito bom, sem dúvida!

Paulo L

Após ter lido uma entrevista com John Banville, fiquei curioso para conhecer a sua obra. Como por magia, A guitarra azul caiu-me nas mãos cerca de um mês depois.

Escrito numa linguagem doce, metodicamente calculada e de uma elegância primorosa. Cheio de comparações fantásticas e inusitadas acrescentando uma beleza descritiva á narração e aprimorado pelas constantes regressões temporais que dão corpo à história, este livro foi dos melhores que li nos últimos tempos. Uma história que se crê diferente daquela que vai surgindo e que leva o leitor a um final inesperado. Apesar de uma história banal, a escrita de Banville transforma-a numa apetecível narrativa, que cria no leitor uma sofreguidão de leitura. Não descansei enquanto não terminei de o ler e, apesar da conclusão narrativa poder ser facilmente perceptível, a forma como a história é contada, pela voz do seu protagonista, levou-me a por outros cenários conclusivos em questão, tendo sido surpreendido com o desfecho.

Nada neste livro é deixado ao acaso. Tudo é pensado ao mais ínfimo pormenor. A cadência dos factos, intercalada com a explicação numa forma temporal regressiva, que surge nos momentos exatos, não revelando antecipadamente os acontecimentos. E apesar destas interpolações temporais, o fio narrativo não se perde. Muito pelo contrário. Ganha força, maturação. Dá-se em preenchimento da história sem haver um acrescentar de lugares comuns ou texto para encher.

A delicadeza da escrita coaduna-se, a meu ver, com a delicadeza sonora do saxofone de Branford Marsalis em Eternal. Já falei deste álbum, mas pela sua beleza melódica e interpretativa, gostava de falar aqui nele outra vez. Um álbum para continuar a ouvir e apreciar, de olhos fechados, após terminar a leitura.

Um dueto a não perder. Guitarra azul e o saxofone de Marsalis.

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D